O Parlamento de Sofia aprovou a proposta de fazer o primeiro envio de equipamento militar pesado
Por Misto Brasília – DF
A Bulgária promoveu uma reviravolta política após a nomeação de um novo governo pró-ocidental ao concordar em fornecer ao Exército ucraniano equipamento militar e cerca de 100 veículos blindados para a Ucrânia.
De acordo com a Associated Press (AP), o fornecimento direto de armas foi rejeitado por governos provisórios anteriores, nomeados pelo presidente Rumen Radev. Ele chegou a dizer recentemente que a Ucrânia é a culpada pelo conflito e que o fornecimento de armas à Ucrânia apenas prolonga o conflito.
Na sexta-feira (21), o Parlamento de Sofia aprovou por 148 votos a 52 a proposta do governo de fazer o primeiro envio de equipamento militar pesado para a Ucrânia desde o início da operação militar especial.
Segundo a decisão do parlamento, o equipamento que está sendo enviado não é mais necessário para a Bulgária, mas pode ser “um sério apoio à Ucrânia”, caracterizando assim uma mudança na postura política do país.
A Bulgária, que aderiu à Organização do Tratado do Atlântico Norte (OtanN) em 2004, ainda mantém estoques de armas projetadas pelos soviéticos e possui inúmeras fábricas que produzem munição para elas, registrou a Sputnik.
Os veículos blindados que vão ser enviados à Ucrânia são de fabricação soviética e foram entregues à Bulgária na década de 1980 — quando era aliada da União Soviética no Pacto de Varsóvia.


























