São representantes de vários estados que debatem e votam propostas como se fossem deputados nas comissões e no plenário
Por Misto Brasília – DF
Estudantes de graduação e pós-graduação de várias partes do país começaram nesta segunda-feira (24) uma experiência típica de deputados. Durante cinco dias, eles participam da rotina parlamentar na Câmara dos Deputados através do projeto de extensão Politeia. Assista um vídeo logo abaixo.
Até sexta-feira, o grupo de 255 jovens apresentam sugestões, discutem e votam propostas de interesse da população. É um aprendizado prático do processo legislativo real para aproximar os jovens da vida da política brasileira.
Do total de participantes, 171 atuam como deputados, 15 como repórteres, oito como assessores de imprensa, quatro como fotógrafos e 55 são responsáveis pela organização. Trabalham em comissões e depois no plenário.
Os debates no plenário principal da Câmara se dará entre quinta-feira e sexta-feira. É nesta oportunidade que os projetos discutidos nas comissões temáticas podem ser aprovados ou rejeitados.
O Politeia é idealizado por estudantes do Instituto de Ciência Política da Universidade de Brasília (UnB). O participante atua diretamente na construção de uma proposta legislativa semelhante ao do sistema adotado no Brasil.
