A Refina Brasil, presidida por Evaristo Pinheiro, é uma entidade que representa empresas que detém 20% da produção de óleo e gás
Por Misto Brasília – DF
Evaristo Pinheiro assumiu a presidência da Associação dos Refinadores Privados do Brasil (Refina Brasil). A entidade representa empresas que detém 20% da capacidade de produção nacional do mercado de óleo e gás.
O executivo foi presidente do Sindicato Nacional da Construção Pesada (Sinacon). Pinheiro também trabalhou na Brasken e na Construtora Norberto Odebrecht.
“Nossa intenção é impulsionar o desenvolvimento do setor privado, garantindo que as preocupações e interesses das refinarias de petróleo independentes sejam representados de forma eficaz perante as partes interessadas. Queremos estimular a competitividade do setor e o desenvolvimento econômico do país”, informou o presidente da Refina Brasil.
A entidade foi criada em dezembro de 2022 com o objetivo de promover o desenvolvimento econômico e socioambiental do setor, defendendo e promovendo e a livre concorrência.
Entre os principais temas de interesse da Refina Brasil, estão a revisão da metodologia de cálculo dos preços de referência de petróleos pela Associação Nacional do Petróleo (ANP).
A outra iniciativa se refere ao preço de transferência, manutenção dos créditos decorrentes da regra de monofasia do ICMS E a defesa de isonomia competitiva no acesso a petróleo, insumo essencial para o setor.
A entidade representa os interesses da Acelen, Dax Oil, Paraná Xisto, Ream e SSOil Energy. Recentemente, teve a adesão das refinarias 3R Petroleum (RJ), Grepar (CE) e Refino Brasil (BA).


























