As estimativas foram divulgadas pela Adasa numa resolução que analisa variáveis como a chuva, evaporação e captação
Por Misto Brasília – DF
A Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) divulgou as estimativas dos reservatórios dos dois principais mananciais que respondem pelo abastecimento da capital federal.
O volume útil foi calculado após simulações e análise de variáveis que incluem dados de chuva, vazão, evaporação e estimativa de captação de água para abastecimento humano.
Os reservatórios do Descoberto e de Santa Maria devem chegar a 51%, o mais baixo nível de água em outubro. A resolução publicada na segunda-feira (24) também faz uma estimativa para os dois primeiros meses do ano que vem.
Para o próximo mês de agosto, o reservatório de Santa Maria deverá ter 64% de reserva, enquanto que a do Descoberto terá 74%. A Adasa alerta para o cuidado com o consumo pelo consumidor e orienta a Caesb para equilibrar o abastecimento de água potável com o reservatório de Corumbá IV.
Os valores referenciados para cada mês são definidos anualmente após o término do período chuvoso e realização de reuniões com membros do Grupo de Acompanhamento das Curvas de Referência.
























