Buraco negro supermassivo aponta diretamente para a Terra

Buraco negro galáxia Misto Brasília
Novos buracos negros estão sendo encontrados por astrônomos/Arquivo

Este blazar, localizado na constelação de Ursa Maior a cerca de 400 milhões de anos-luz da Terra, surpreendeu os cientistas

Missão da Nasa observou um buraco negro supermassivo apontando seu jato altamente energético diretamente para a Terra. Por mais temível que este evento cósmico seja, ele está localizado a uma distância muito segura de cerca de 400 milhões de anos-luz de distância.

Quando um desses jatos aponta diretamente para a Terra, os cientistas chamam blazar ao sistema que contém o buraco negro.

Nesta semana, uma equipe internacional de astrofísicos publicou novas descobertas utilizando o satélite Explorador de Polarimetria de Imagens de Raios X (IXPE, na sigla em inglês) da Nasa sobre um blazar chamado Markarian 421.

Este blazar, localizado na constelação de Ursa Maior a cerca de 400 milhões de anos-luz da Terra, surpreendeu os cientistas com evidências de que na parte do jato onde as partículas estão sendo aceleradas o campo magnético tem uma estrutura helicoidal.

A polarização do jato lançado por Markarian 421 revelou uma surpresa para os astrônomos, mostrando que a parte do jato onde as partículas estão sendo aceleradas também abriga um campo magnético com uma estrutura helicoidal.

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

Assuntos Relacionados



Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas