Na avaliação do Paraná Banco Investimentos, o Copom deve ter cautela no corte de juros, mesmo com inflação menor
Por Misto Brasília – DF
A taxa Selic deverá ser reduzida para 13,50%, na reunião desta terça-feira (01) do Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom). A previsão é do Paraná Banco Investimentos, que divulgou que o início do ciclo de queda da Selic já estaria “maduro o suficiente”.
Na avaliação do banco, o colegiado do Copom deve ter cautela ao iniciar o corte de juros, começando com 0,25p.p., ao invés de 0,50p.p. como o mercado deseja. “Apesar do índice amplo da inflação, IPCA, estar em 3,16%, a média trimestral dos núcleos está em 5,55% e a inflação de serviços está em 6,21%~.
O tesoureiro da instituição financeira, Pedro oliveira, observou que o as expectativas inflacionárias estão ancoradas muito próximo ao centro da meta, segundo o boletim focus, o IPCA para 2025 e 2026 está projetado em 3,5%.
“Sendo assim, o ritmo de queda deve aumentar somente na reunião de setembro, onde acreditamos que deve acelerar para 0,50 p.p. e se manter nesse patamar até final deste ano, levando a Selic para 12,00%”.
Em relação ao câmbio, o dólar deve terminar o ano de 2023 em torno de R$ 4,95. O ciclo de alta nos juros americanos deve continuar em mais uma ou duas altas de 0,25p.p., isso faz com que a diferença de juros entre Brasil e EUA aumente e enfraqueça o real.