Santiago Peña assume nesta segunda-feira a presidência do Paraguai

Santiago Peña eleito presidente do Paraguai Misto Brasília
Santiago Peña foi eleito presidente do Paraguai para mais um mandato/Arquivo/Reprodução internet
Compartilhe:

A relação bilateral abrange temas como a usina Itaipu Binacional, combate a ilícitos e comércio e investimentos

Por Misto Brasília – DF

O novo presidente do Paraguai, Santiago Peña (Partido Colorado), assume nesta segunda-feira (14) o cargo em cerimônia que terá a presença do presidente Lula da Silva (PT),

Peña foi eleito em 30 de abril, com 42,74% dos votos. Ele visitou Brasília duas vezes este ano, em 16 de maio e 28 de julho, ocasiões em que manteve encontros com o presidente brasileiro. Estima-se que 245 mil brasileiros moram em território paraguaio.

A relação bilateral entre os dois países abrange temas de interesse estratégico, como a usina Itaipu Binacional, combate a ilícitos e comércio e investimentos recíprocos.

A segunda ponte internacional sobre o rio Paraná (Ponte da Integração) e a ponte internacional sobre o rio Paraguai são dois dos destaques entre os compromissos recentes assumidos por Brasil e Paraguai.

O Brasil, com 36,9% do total exportado, é o principal destino das exportações paraguaias, de acordo com informações do Banco Central do Paraguai.

Em 2021, o Brasil passou à primeira posição entre as origens de investimentos estrangeiros diretos no Paraguai, atingindo US$ 904 milhões e superando os Estados Unidos (US$ 892 milhões).

Brasil e Paraguai estão estreitamente ligados pela Itaipu Binacional, que responde por 8,72% da demanda de energia elétrica brasileira e é responsável por 86,4% da energia elétrica consumida no país vizinho.

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

Assuntos Relacionados

DF e Entorno

Oportunidades




Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas