Guerra na Ucrânia provocou a morte de 500 mil soldados

Ucrânia resistência guerra Misto Brasília
Mulher empunha metralhadora na resistência da Ucrânia contra a Rússia/Tv Euronews
Compartilhe:

É uma estimativa, já que não há dados oficiais ou precários tanto do lado da Rússia e como da Ucrânia

Por Misto Brasília – DF

Uma reportagem do New York Times desta sexta-feira (18) revelou que o número de baixas de soldados ucranianos e russos desse o início da guerra na Ucrânia, em fevereiro de 2022, já seria de cerca de 500 mil.

Autoridades do governo americano, que falaram ao NYTna condição de anonimato, esclareceram que é difícil fazer estimativas precisas do total de mortos e feridos, uma vez que Moscou costuma divulgar números abaixo da realidade e Kiev, por sua vez, não publica dados oficiais.

Segundo a reportagem, as baixas russas seriam de cerca de 300 mil, com 120 mil mortes e entre 170 e 180 mil feridos. As mortes entre os soldados ucranianos estariam próximas de 70 mil, com entre 100 e 120 mil feridos.

A Ucrânia conta com cerca de 500 mil soldados, enquanto a Rússia possui um contingente de 1.330.000, incluindo paramilitares e reservistas, o que seria, aproximadamente, uma proporção de três soldados russos para cada ucraniano. Com população bem maior, Moscou, teoricamente, teria maior facilidade para repor suas baixas.

Segundo o NYT, a contagem das baixas aumentou após o início da contraofensiva ucraniana, há poucos meses, que visa retomar territórios sob domínio russo. Uma parte significativa desse total teria ocorrido na batalha pela cidade de Bakhmut.

Mykhailo Podolyak, um dos assessores mais próximos do presidente ucraniano, Volodimir Zelenski, afirmou ao NYT que somente o comando militar pode revelar esses dados.

“Adotamos um modelo em que apenas o Estado-maior tem o direito de revelar os números de feridos, incapacitados, pessoas que perderam membros, desaparecidos e, claro, o total de pessoas que morreram nessa guerra”, afirmou Podolyak nesta sexta-feira.

Na última terça feira, o Alto Comissariado da ONU para os Direitos Humanos (Acnur) informou que quase 10 mil civis perderam suas vidas desde o início da invasão russa do território ucraniano.

Um novo relatório da entidade contabilizou 9.444 mortos e 16.940 feridos entre a população civil ucraniana. Entre as crianças, o número de vítimas fatais seria de 500.

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

Assuntos Relacionados

Brasília e Entorno do DF

Oportunidades




Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas