A 15ª reunião do bloco será realizada nesta semana em Joanesburgo. Pelo menos 20 países querem participar do Brics
Ao menos 20 países se candidataram formalmente para ingressar no Brics, disse Ramaphosa, enquanto vários outros países manifestaram interesse em se tornar parte do grupomais adiante.
A reunião de Brasil, Rússia, China, Índia e África do Sul também vai contar com a presençado secretário-geral da ONU, António Guterres, cujo escritório ajudou a negociar um acordo de exportação de grãos do mar Negro entre a Rússia e a Ucrânia no verão (Hemisfério Norte) passado.
A África do Sul vai ter a oportunidade de assumir a liderança no enfrentamento dos desafios globais em 2025, quando assumir a presidência do grupo G20 das principais economias do mundo, enfatizou o presidente.
O presidente Lula da Silva (PT) viajou hoje (20) à tarde para a África do Sul. Ele transmitiu o cargo ao vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB), que vai responder pela Presidência nos próximos dias.
No “X”(antigo Twitter), Lula disse que serão “dias de trabalho para fortalecer o nosso bloco”.
“Enquanto me encaminho para a 15ª reunião dos Brics, em Joanesburgo, o companheiro @geraldoalckmin assume mais uma vez à presidência. Serão dias de muito trabalho para fortalecer o nosso bloco, construindo agendas comuns entre os países dos Brics e buscando ainda mais cooperação pelo desenvolvimento dos países africanos”.