Lula da Silva fala em entender a juventude e inteligência humana

Lula da Silva e Carlos Vilanova São Tomé e Príncipe Misto Brasília
Lula da Silva e Carlos Vilanova São Tomé, presidente de Príncipe/Divulgação/PR
Compartilhe:

A visita a São Tomé marca o fim de uma semana de compromissos oficiais do presidente na África

Por Misto Brasília – DF

O presidente Lula da Silva termina sua viagem à África em São Tomé e Príncipe por ocasião da 14ª Cúpula da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), expandindo laços com o país de língua portuguesa.

A visita a São Tomé marca o fim de uma semana de compromissos oficiais na África. Lula da Silva voltará para Brasília ontem (27).

O primeiro dos acordos visa a cooperação entre as academias diplomáticas e seus estudantes, promovendo estágios cruzados, enquanto o segundo visa a promoção e proteção de investimentos garantindo um aumento nas relações bilaterais entre os países.

Ao discursar na cúpula da CPLP em São Tomé e Príncipe, o presidente Lula destacou as diferenças geracionais entre os líderes dos países integrantes e a juventude de hoje, afirmando que é preciso recorrer “à própria juventude para entender” a nova realidade em que estamos inseridos.

“As novas tecnologias são uma conquista extraordinária da inteligência humana, mas com elas o desemprego e a precarização alcançam novos patamares. O uso irresponsável das redes sociais, com a propagação de fake news e discursos de ódio, ameaça a democracia. O culto ao individualismo leva à descrença de muitos jovens na ação coletiva”, afirmou Lula ressaltando contudo, que “formar nossa juventude não é suficiente”.

Para o presidente, todos os problemas atuais enfrentados pela comunidade internacional com a introdução de novas tecnologias e o aprofundamento da crise climática, impactam de forma contundente o universo do trabalho.

Lula da Silva ressaltou ainda que é preciso “evitar o neocolialismo que leve a um novo ciclo de exploração predatória de minerais críticos e outros recursos naturais”, chamando a atenção para o esforço brasileiro em ouvir a sociedade civil nas questões climáticas envolvendo os países amazônicos.

O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, ressaltou a importância dos dois acordos assinados entre Brasil e São Tomé e Príncipe para estimular não apenas o intercâmbio diplomático, mas também o comercial entre eles.

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

Assuntos Relacionados

DF e Entorno

Oportunidades




Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas