A informação do ministro do Trabalho, Luiz Marinho, foi dada durante a sanção da lei que valoriza o salário mínimo
Por Misto Brasília – DF
O ministro do Trabalho, Luiz Marinho, disse que um grupo de trabalho bilateral está discutindo uma proposta de reestruturação sindical dentro da reforma trabalhista. A proposta deve ser apresentada depois do dia 5 de setembro ao Ministério do Trabalho. Veja um vídeo com a entrevista logo abaixo.
Se a proposta estiver bem “redondinha”, segundo o ministro, será encaminhada logo ao presidente Lula da Silva. A reestruturação sindical propõe a volta da contribuição sindical a ser definida pelas convenções dos trabalhadores.
O comentário foi feito pelo ministro logo após o presidente Lula da Silva sancionar a lei que estabelece a política de valorização permanente do salário mínimo. Também atualiza a tabela de isenção do Imposto do Renda.
“Foram anos sem aumento real do mínimo e sem valorização dos trabalhadores. Um passo importante, que foi dado com apoio do Congresso Nacional”, disse o presidente. Ele também assinou a Medida Provisória que tarifa super-ricos.
Lula da Silva também assinou um projeto de lei que tributa o capital de brasileiros em paraísos fiscais. Vamos incluir os ricos no pagamento de impostos, os mais pobres no orçamento e garantir dignidade às famílias brasileiras.
“O Salário Mínimo é um farol da economia. Ele não só estimula a atividade econômica, como também as negociações coletivas, para que sejam embasadas com um piso mínimo”, afirmou o ministro.
Fernando Haddad, da Fazenda, admitiu que o valor é pequeno, mas que é uma retomada para a valorização do salário mínimo.

