Paciente se submeteu ao procedimento para retirada de uma hérnia e um mês depois já faz atividades normais
Por Misto Brasília – DF
Foi realizada no Hospital Brasília (Lago Sul), uma cirurgia inédita no paciente Felipe dos Reis de Souza. Depois de uma operação de emergência convencional na coluna em novembro para retirada da hérnia, que não resolveu o problema, foi realizada a cirurgia endoscópica biportal por via anterior.
O procedimento médico foi realizado pela primeira vez no Centro-Oeste no dia 11 de julho. Um mês depois da operação Felipe já faz atividades normais.
“O simples fato de caminhar me causava dor intensa e, muitas vezes, até deitado eu sentia dor. Agora, depois da cirurgia, já consigo fazer exercícios físicos e voltei para a natação. E eu não precisei tomar remédio para dor no pós-operatório, o que foi muito bom”.
O procedimento foi realizado dentro do projeto Spine Center do Hospital Brasília, em parceria com a Clínica Regenera, pelos neurocirurgiões Regis Tavares e Eidmar Neri.
De acordo com Regis Tavares, a cirurgia é uma inovação por associar duas técnicas, a endoscopia, que é um método minimamente invasivo, e a via de acesso à coluna, feita pelo abdômen.
“A associação das técnicas é uma grande inovação porque além de reduzir o sangramento durante o procedimento, preserva a estrutura de sustentação da coluna, o que repercute positivamente no pós-operatório do paciente”.
“Agora realizamos uma cirurgia com mínima invasão e com auxílio de visualização endoscópica, que dá mais precisão e capacidade de tratar muito melhor, além de proporcionar ao paciente uma recuperação mais rápida”, explica Regis Tavares.