Ibovespa opera em alta após divulgação do crescimento da economia

Bolsa de Valores B3 Brasil
A bolsa de valores é uma boa maneira para fazer investimentos/Arquivo/Divulgação
Compartilhe:

Os números positivos animaram os investidores. Já o Índice de Preços ao Consumidor Semanal teve queda em agosto

Por Misto Brasília – DF

O Ibovespa Futuro opera com alta nesta sexta-feira (01), com investidores repercutindo o Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil no segundo trimestre de 2023 e estímulos na China, além de monitorarem o relatório de emprego nos Estados Unidos.

A atividade econômica no País cresceu 0,9% no 2T23 frente ao trimestre anterior, acima do esperado, ainda que com desaceleração em relação ao avanço de 1,8% no 1T23. O consenso Refinitiv estimava um crescimento de 0,3% na base trimestral.

O PIB somou R$ 2,651 trilhões, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Na comparação com o segundo trimestre do ano passado, a economia brasileira avançou 3,4%. O PIB acumula alta de 3,2% no período de 12 meses, de acordo com a Agência Brasil.

Na seara nacional, o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), o diretor do Banco Central Gabriel Galípolo e o secretário do Tesouro Nacional, Rogério Ceron, participam da Expert XP 2023, enquanto Roberto Campos Neto, presidente do BC, fará palestra no evento LIDE (Grupo de Líderes Empresariais), em Washington DC, EUA.

Às 9h34 (horário de Brasília), o índice futuro com vencimento em outubro operava com valorização de 0,50%, a 118.300 pontos, informou o Infomoney.

Os números do IPC-S apresentados hoje

O Índice de Preços ao Consumidor Semanal (IPC-S) teve queda de 0,22% em agosto, após registrar alta de 0,07% no encerramento de julho. Na terceira quadrissemana de agosto, o índice havia recuado 0,18%. A informação foi divulgada nesta sexta-feira, 1, pela Fundação Getulio Vargas (FGV). Em 12 meses, o indicador acumulou variação positiva de 3,90% no fechamento desta leitura, ante 3,53% em julho.

O resultado ficou próximo do piso das estimativas colhidas pelo Projeções Broadcast, de queda de 0,24%. A mediana indicava recuo de 0,16% para o indicador e o teto das projeções era de -0,05%.

Entre as oito classes de despesas que compõem o indicador, quatro registraram decréscimo na passagem da terceira para a quarta quadrissemana do mês, com destaque para o grupo Educação leitura e recreação (-1,57% para -2,76%), puxado por passagem aérea (-10,18% para -16,33%).

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

Assuntos Relacionados


DF e Entorno

Oportunidades





Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas