Há uma série de opções para o mês de setembro, incluindo cinema, teatro, cursos e oficinas
Por Misto Brasília – DF
A programação de setembro da Caixa Cultural Brasília começa nesta terça-feira (05) com o projeto Elas Estão na Direção. São documentários de curta e longa metragem produzidos por mulheres cineastas negras.
A partir das 19 horas, três gerações de diretoras são representadas com a exibição dos curtas “Filhas de Lavadeiras”, de Edileuza Penha; “Bayo – Palavra Tecendo Alegria”, de Jamila Terra, além do longa-metragem “Xinguilamento, a Força dos Ancestrais”, de Marisol Kadiegi.
Nos dias 6 e 8 de setembro, o curso O Mundo Islâmico – História e Cultura vai trazer um panorama geral dos aspectos histórico-culturais dos povos muçulmanos, falando sobre o seu surgimento, seu período clássico e alguns caminhos percorridos no período contemporâneo.
De 8 a 10 de setembro, o espetáculo Carmim canta Lamartinelembra a trajetória de vida do compositor Lamartine Babo, importante figura da música popular brasileira.
Dirigido por Roger Mello, Carmim se passa na década de 1930 e se utiliza do teatro musical para mostrar a relação e encontro de Babo com parcerias musicais que resultaram numa modernização da cena musical do país. Os ingressos custam entre R$ 30 e R$ 15 (meia) e estarão à venda desde sábado (02).
Do dia 5 ao dia 26, sempre às terças-feiras, os interessados na arte teatral poderão participar do curso Physis, voltado aos treinamentos físicos e vocais para o universo cênico.
Também será promovida uma oficina de treinamento, criação e montagem de espetáculo teatral com técnicas de teatro físico e de voz, presença de palco, criação de repertório pessoal e encenação. Confira toda a programaçào do mês.


