Presidente da Abcred, Isabel Baggio, também pediu mudanças na legislação do setor para que as Oscips trabalham com microfinanças
Por Misto Brasília – DF
A presidente da Associação Brasileira de Entidades Operadoras de Microcrédito e Microfinanças (Abcred), Isabel Baggio, considera histórico a decisão da Caixa Econômica Federal anunciada hoje (13). O banco estatal vai dar atenção ao microcrédito com crédito barato com orientação técnica.
O dinheiro previsto para o empréstimo – de R$ 300 milhões -, será administrado pelas Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público.
Leia – Caixa anuncia crédito mais barato para 160 mil empreendedores
“Este é um dia histórico para as Oscips e para o Brasil, porque de fato agora estamos olhando para quem precisa: os trabalhadores que necessitam de crédito para trabalhar e dar uma vida digna para suas famílias”, avalia a presidente da Abcred.
Isabel Baggio pediu mudanças na legislação do setor, que permitam às Oscips atuar também com microfinanças.
“As pessoas não só trabalham. Elas precisam viver. Se a pessoa não tem um banheiro em casa, ela não vai conseguir cuidar da renda da família. Temos que oferecer saneamento, moradia, energia solar, saúde”, afirmou.
No primeiro semestre, foi criada a Frente Parlamentar Mista de Microcrédito e Microfinanças, que atua para mudar também o arcabouço legal do microcrédito, permitindo a oferta de novos serviços e facilitando o ambiente regulatório para tornar o segmento mais atrativo a novos financiadores.
Os interessados devem entrar em contato com uma das instituições listadas no site da Abcred.