Países do G77 reforço da rede de segurança financeira global

Cúpula G77 Cuba Misto Brasília
Cúpula do G77 que acontece em Cuba desde sexta-feira/Divulgação/Governo de Cuba

Cúpula reúne mais de 100 representantes nacionais em Cuba para discutir uma ordem mundial mais justa

Por Misto Brasília – DF

Reunidos desde sexta-feira (15) em Havana para a Cúpula do G77 + China, chefes de Estados e representantes de mais de 100 países do Sul Global pedem uma ordem mundial mais “justa” para os Estados em desenvolvimento.

O G77 + China precede a Assembleia-Geral das Nações Unidas, que ocorre na próxima semana em Nova York.

“Depois de todo este tempo em que o Norte organizou o mundo de acordo com os seus interesses, cabe agora ao Sul mudar as regras do jogo”, destacou na sexta-feira o presidente cubano Miguel Díaz-Canel, que atualmente preside a organização.

O líder cubano disse que os países em desenvolvimento são as principais vítimas de uma “crise multidimensional” no mundo de hoje, que vai desde o “comércio abusivo e desigual” ao aquecimento global.

O G77 foi criado em 1964 para promover os interesses econômicos coletivos do Sul Global. Desde então, o bloco se expandiu e agora conta com 134 membros. A China não faz parte do grupo, mas participa desde 1992.

O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, também disse que estes países estão “presos num emaranhado de crises globais”, destacando as alterações climáticas e a dívida externa.

“O mundo está falhando com as nações em desenvolvimento“, afirmou Guterres em Havana.

Na cúpula, os países em desenvolvimento pedem o reforço da rede de segurança financeira global e um acesso maior e mais equitativo ao financiamento internacional em tempos de crise, além de mudanças no Banco Mundial e do Fundo Monetário Internacional, que permitam o reforço da sua participação nessas instâncias, de acordo com a Agência DW..

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

Assuntos Relacionados


Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas