Entre eles, o ex-ministro do Gabinete Institucional de Segurança (GSI) general Gonçalves Dias e o líder da FNL José Rainha
Por Misto Brasília – DF
O relator da CPI que investiga a atuação do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), deputado Ricardo Salles (PL-SP), pediu o indiciamento de onze pessoas. Veja a relação de nomes logo abaixo.
Entre eles, o ex-ministro do Gabinete Institucional de Segurança (GSI) general Gonçalves Dias e o líder da Frente Nacional de Luta (FNL), José Rainha. O deputado Valmir Assunção (PT-BA), que chegou a constar no relatório preliminar de Salles, acabou ficando de fora.
O relator apontava o petista como mandante das ações do movimento no estado da Bahia. Mas, segundo apurou a CNN, Salles retirou o indiciamento de Valmir como “moeda de troca” numa tentativa conseguir a aprovação do relatório.
O acordo teria sido fechado com integrantes de partidos do centrão. A base governista, no entanto, alega que a decisão não mudará o posicionamento do grupo, que está inclinado a votar contra o parecer.
A sessão para a apresentação do relatório de Salles acontece nesta quinta-feira (21). A votação, no entanto, ficou para a próxima semana, após o deputado Nilto Tatto (PT-SP) pedir vista. A data limite para o encerramento dos trabalhos da CPI.
Onze nomes para indiciamentos
General Gonçalves Dias, ex-ministro do GSI
José Rainha, líder da FNL
Paulo Cesar Souza, integrante do MST
Diego Dutra Borges, integrante do MST
Juliana Lopes, integrante do MST
Cirlene Barros, integrante do MST
Welton Souza Pires, integrante do MST
Lucinéia Durans, assessora parlamentar
Oronildo Lores Costa, assessor parlamentar
Jaime Silva, diretor presidente do Iteral (Instituto de Terras e Reforma Agrária de Alagoas)
Debora Nunes, integrante do MST