A umidade do ar deverá deverá cair ainda mais a partir de terça-feira. Situação é de alerta de perigo no Distrito Federal
Por Misto Brasília – DF
A temperatura continuará alta nesta segunda-feira (25) no Distrito Federal e Entorno, com os termômetros marcando 35 graus, segundo previsão do Instituto Nacional de Meteorologia.
Haverá poucas nuvens com névoa seca. A sensação términa neste domingo (24) chegou a 38 graus em várias regiões administrativas., o que provocou desconforto em várias pessoas.
A marcação nos termômetros será igual na terça-feira, mantendo a temperatura dos últimos três dias. A umidade do ar também ficará na faixa de 20%, devendo cair para 15% na terça e na quarta-feira (27). O vento será fraco e não há previsão chuvas até quinta-feira, mas se acontecer será isolada.
A onda de calor afeta a capital federal e 11 estados da federação. Aqui, a Defesa Civil emitiu um alerta de perigo por mensagem de texto para a baixa umidade do ar e a grande onda de calor. A mensagem informa que, para se proteger do clima quente e seco, é preciso de hidratar e evitar se expor ao sol.
Os ventos seguem de fracos a moderados, e a chuva só deve dar as caras a partir de quinta-feira, em quantidades, ainda, bastante reduzidas. Até lá, cabe ao brasiliense procurar sombra e água fresca.
O meteorologias do Inme, Heráclio Alves, explicou que o Distrito Federal está em alerta vermelho, pois registra há mais de cinco dias consecutivos temperaturas superiores a 29ºC. “A sensação de desconforto é grande, mas se trata de um evento comum em todo início de primavera”.