TRE atrasou resultados e estraga a festa das eleições dos conselhos tutelares

Conselhos tutelares eleição DF Misto Brasília
Eleitores fazem fila para as eleições dos conselhos tutelares no DF/Agência Brasília
Compartilhe:

Houve atraso na divulgação por conta de problemas técnicos. Oficialmente os nomes serão conhecidos na terça-feira

Por Misto Brasília – DF

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) estragou a festa das eleições dos conselhoes tutelares. O órgão atrasou o resultado oficial das eleições no Distrito Federal (DF). A lista oficial, que deveria ser divulgada nas primeiras horas da noite deste domingo (01), somente será conhecido oficialmente na terça-feira.

Foi por um problemas técnicos, de acordo com nota da justiça eleitoral. Mais uma vez a justiça eleitoral não deu explicações claras sobre os problemas identificados. As justificativas nesta noite foram cosméticas.

O resultado oficial dos eleitos somente será divulgado na terça-feira (03) em publicação no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF). Os resultados serão afixados nas zonas eleitorais, onde constam os boletins impressos das urnas.

Leia – Eleitores otimistas com o trabalho dos conselheiros tutelares

“Começamos a fazer a totalização com o sistema cedido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Logo em seguida, começamos a ter problemas técnicos. O sistema começou a travar. Várias mídias foram, mas outras não. Junto com o secretário Gustavo Rocha, da Casa Civil, pedimos a Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) para que levem essas mídias ao galpão do TRE, para a totalização dos votos. Impossível pensar em fraude”, disse o desembargador e presidente do TRE-DF, Roberval Belinati durante uma coletiva à Imprensa à noite.

A totalização dos votos de cada região deve ser finalizada nas próximas horas – o software utilizado pelo TRE-DF passou por um problema técnico e precisou ser atualizado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o que postergou o fechamento dos números, segundo informou a Agência Brasília.

O pleito realizado neste domingo (01) foi dentro da “normalidade e tranquilidade esperada“, segundo o TRE. Entre as 1.169 urnas utilizadas, seis precisaram ser trocadas e não provocaram qualquer prejuízo ou atraso no processo de votação.

“A totalização dos resultados foi suspensa temporariamente por um problema técnico no sistema, que já está sendo resolvido. Em breve serão divulgados os resultados finais oficiais dos candidatos eleitos e o quantitativo de eleitores votantes”, anunciou a nota liberada às 21h17 para a Imprensa.

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

Assuntos Relacionados

DF e Entorno

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas