Ícone do site Misto Brasil

Lula da Silva apela pela libertação de crianças sequestradas pelo Hamas

Lula da Silva pré-candidatura Misto Brasília

Lula da Silva durante discurso no lançamento de sua pré-candidatura/Reprodução vídeo

Compartilhe:

O presidente apela também à comunidade internacional para que os direitos humanos sejam respeitados no conflito do Oriente Médio

Por Misto Brasília – DF

O Palácio do Planalto divulgou há pouco uma nota que cita o Ministério das Relações Exteriores, e assinada pelo presidente Lula da Silva (PT). O governo brasileiro faz um apelo para que o grupo terrorista Hamas liberte as crianças sequestradas.

O governo disse que apela à comunidade internacional para que os direitos humanos sejam respeitados no conflito do Oriente Médio.

Hoje (11) cedo, o Ministério da Defesa israelense afirmou que há brasileiros entre as pessoas mantidas reféns pelo grupo terrorista Hamas na Faixa de Gaza. O Itamaraty se comunicou com Egito para o país ajudar na liberação de brasileiros pela fronteira.

A informação foi confirmada por Jonathan Conricus, porta-voz das Forças de Defesa de Israel (FDI), em um comunicado. Segundo ele, há também reféns de outras nacionalidades, relata o jornal O Globo.

A brasileira Shahed al-Banna, que vive na Faixa de Gaza, relatou hoje à CNN os momentos de tensão vividos nas últimas horas no local, alvo de ataques de retaliação Israel. Ela vive em Al-Zaytoon, distrito localizado em Gaza, no território palestino.

“Faz quatro dias que a gente saiu de casa, só que eles ligaram mesmo assim para confirmar o ataque. Estamos na casa da minha tia, e eles ligaram para o marido da minha tia agora há pouco dizendo que vão atacar uma casa bem aqui ao lado da casa dela, onde estamos agora”.

Nota do governo  assinada pelo presidente Lula da Silva

Quero fazer um apelo ao secretário-geral da ONU, António Guterres, e à comunidade internacional para que, juntos e com urgência, lancemos mão de todos os recursos para pôr fim à mais grave violação aos direitos humanos no conflito no Oriente Médio.

Crianças jamais poderiam ser feitas de reféns, não importa em que lugar do mundo.

É preciso que o Hamas liberte as crianças israelenses que foram sequestradas de suas famílias. É preciso que Israel cesse o bombardeio para que as crianças palestinas e suas mães deixem a Faixa de Gaza através da fronteira com o Egito. É preciso que haja um mínimo de humanidade na insanidade da guerra.

É urgente uma intervenção humanitária internacional. É urgente um cessar fogo em defesa das crianças israelenses e palestinas.

O Brasil, na presidência provisória do Conselho de Segurança da ONU, se juntará aos esforços para que cesse de imediato e em definitivo o conflito. E continuará trabalhando pela promoção da paz e em defesa dos direitos humanos no mundo.

Luiz Inácio Lula da Silva
Presidente do Brasil

Sair da versão mobile