O aparelho voou para Roma e na capital italiana aguarda a ordem para repatriar 20 brasileiros que estão no lado palestino
Por Misto Brasília – DF
A aeronave VC-2 (Embraer 190), da Presidência da República também entrou no grupo de aviões oficiais empregados na Operação Voltando em Paz. Com capacidade para 40 lugares, o avião foi acionado em caráter de urgência na tarde desta quinta-feira (12).
A missão é deslocar cerca de 20 brasileiros que manifestaram interesse em retornar ao Brasil e que estão no lado palestino do conflito.
A decolagem ocorreu na Base Aérea de Brasília, às 16h30. No caminho, faz uma parada técnica em Cabo Verde e aterrissa em Roma, na Itália, por volta das 6 horas de sexta-feira (horário local).
Na capital italiana, a tripulação aguarda autorização para se deslocar e buscar os brasileiros assim que houver autorização para que o grupo cruze a fronteira entre Gaza e o Egito.
A repatriação também foi um dos temas de videoconferência realizada na manhã desta quinta-feira pelo presidente Lula da Silva, com os ministros José Múcio (Defesa), Márcio Macêdo (Secretaria-Geral), Alexandre Padilha (Relações Institucionais), Paulo Pimenta (Secom), Celso Amorim (assessor-chefe da Assessoria Especial do Presidente da República) e Marco Aurélio Marcola (chefe do Gabinete Pessoal do Presidente da República).