Crédito especial vai amenizar os prejuízos por conta das enchentes. Mais de 30 rodovias estão interditadas
Por Misto Brasília – DF
O Palácio do Planalto confirmou hoje (12) a abertura de créditos em condições especiais para empresas ligados indústria do turismo do estado de Santa Catarina, que há vários dias é atingido por enchentes.
O valor de R$ 50 milhões também será empregado em reformas de estruturas danificadas de bares, hotéis e restaurantes.
O governo também garantiu R$ 1,2 milhão para atendimento à população da Terra Indígena em José Boiteux. Unificação do pagamento a beneficiários do Bolsa Família em cidades em estado de calamidade para o primeiro dia do calendário de pagamento em outubro.
Hoje, o site do NSC informou que Oktoberfest Blumenau foi suspensa mais uma vez. A forte chuva das últimas horas e a previsão de que o nível do rio Itajaí-Açu chegue aos 11 metros na cidade, foram os dois principais motivos.
Em Rio do Sul, no Alto Vale do Itajaí, o nível rio chegou a 11,18 metros pela manhã. A marca não era alcançada desde 2011.
No estado, 33 rodovias estaduais e federais estão interditadas parcialmente ou totalmente por uma série de problemas, como alagamentos, desmoronamentos ou avarias no asfalto. Uma delas é a BR-470, Km 239, em Curitibanos, que não tem previsão de liberação.
Decisões tomadas para ajudar os catarinenses
O pagamento do Bolsa Família será unificado. Em vez de ser feito de forma escalonada, todos os beneficiários vão receber no dia 18 de outubro.
Na quarta-feira (11), uma comitiva com técnicos, secretários e ministros esteve no estado em mais uma ação em parceria com estados e municípios para equacionar os problemas e anunciar medidas.
Nesta quinta-feira (12), o presidente Lula da Silva (PT) teve uma reunião com ministros para avançar no tema, segundo a Secretaria de Comunicação Social do Palácio do Planalto.
O governo de Santa Catarina aderiu à iniciativa para aprimoramento da gestão de recursos hídricos, regulação dos serviços de saneamento e implementação da política de segurança de barragens, contribuindo para as ações de prevenção no estado.