Hélio Doyle é demitido da EBC e diz que sofreu pressão do Palácio do Planalto

Jornalista Hélio Doyle EBC Misto Brasília
Hélio Doyle foi presidente da Empresa Brasil de Comunicação/Arquivo/Divulgação

O presidente da EBC repostou mensagem sobre críticas aos apoiadores da causa israelense e foi cobrado pelo ministro Paulo Pimenta

Por Misto Brasil – DF

O presidente da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), jornalista Hélio Doyle, foi demitido hoje (18). Ele se envolveu em duas polêmicas que não agradaram o ministro da Secretaria de Comunicação do Palácio do Planalto, Paulo Pimenta.

Há pouco, na rede social “ X” (antigo Twitter) confirmou a pressão política do Palácio do Planalto.

“O ministro Paulo Pimenta me manifestou hoje seu descontentamento por eu ter repostado, no X , postagem de terceiro acerca do conflito no Oriente Médio. Disse-me que a referida repostagem e sua repercussão na imprensa criaram constrangimentos ao governo”.

Em outra postagem, na sequência, diz que “neutralidade no conflito,em busca da paz e da proteção aos cidadãos brasileiros.Diante disso, pedi desculpas e comuniquei que deixo a presidência da EBC, agradecendo ao ministro Pimenta e ao presidente Lula pela confiança em mim depositada por todos esses meses”.

Doyle contabiliza polêmicas por onde passou, incluindo uma no governo do ex-governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg. Por conta de suas posições políticas, a permanência em cargos públicos é efêmera.

Desta vez, o principal motivo foi a repostagem de uma mensagem no “ X”, em que diz que os apoiadores de Israel são “idiotas”, segundo registrou nesta tarde o jornal O Globo.

“Não precisa ser sionista para apoiar Israel. Ser um idiota é o bastante”, diz a postagem originalmente publicada pelo ilustrador brasileiro Carlos Latuff e repostada por Doyle, que se declara pró-Palestina em suas redes sociais.

Hélio Doyle também confirmou ao Brasil de Fato, mais cedo, que Paulo Pimenta o pressionou pela demissão do jornalista Luiz Carlos Braga. Numa participação em um podcast, ele negou a existência da ditadura militar, elogiou o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e criticou a eleição do presidente Lula da Silva (PT).

“Eu não vivo alheio ao mundo, eu estive com o ministro Pimenta e ele estava muito contrariado, bastante contrariado e pediu para eu resolver a situação da melhor maneira, me disse ‘resolva a situação’”.

De acordo com a mídia, ele demitiu todos os bolsonaristas quando assumiu a EBC. “Não que ele seja bolsonarista, eu não o considero bolsonarista, mas ele manifestou posições ruins, posições negativas sobre vários aspectos, inclusive a negação da ditadura militar”.

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

Assuntos Relacionados


Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas