Voltaram a acontecer em bairros da Alemanha. Segundo a polícia, 65 agentes ficaram feridos e realizaram-se 174 detenções
Por Misto Brasil – DF
Na madrugada desta quinta-feira (19) voltaram a ocorrer no bairro berlinense de Neukölln choques violentos entre a polícia e manifestantes pró-palestinos na Alemanha.
Incendiaram diversos carros e um caminhão, e ergueram barricadas de fogo, além de atirar garrafas e pedras e lançar fogos de artifício contra os agentes de segurança, que responderam com força, inclusive empregando um canhão d’água, segundo a Agência DW.
Segundo dados da polícia, 65 agentes ficaram feridos e realizaram-se 174 detenções. O protesto foi convocado pelo grupo de esquerda Berliner Linksradikale e por associações pró-palestinas, entre as quais a Samidoun, que louva os massacres de 7 de outubro em Israel, perpetrados pelo grupo radical islâmico Hamas.
Jihad Islâmica na Europa. Manifestações em massa pró-Hamas em Londres, Berlim, Viena, Bruxelas, Marselha, Amsterdã, Roterdã, Birmingham, Milão. Confrontos e prisões na Alemanha, Áustria e França. A imigração trouxe a guerra para a Europa. Tempos sombrios chegarão em breve. pic.twitter.com/zoHWJ5wpK1
— Brasil em Fúria (@brasiemfuria) October 12, 2023
Na véspera, já houvera choques semelhantes no mesmo bairro do sul de Berlim e no Portão de Brandemburgo, no centro. No começo da noite de quinta-feira, a polícia registrou aglomerações humanas significativas diante do Ministério do Exterior, que acabaram se dispersando. Distúrbios relacionados à situação no Oriente Médio ocorreram nesta quinta-feira também nas cidades alemãs de Frankfurt e Hamburgo.
No contexto do conflito violento no Oriente Médio, o governo alemão proibiu manifestações a favor do Hamas e contra Israel. No entanto essa determinação tem sido repetidamente ignorada.