Mantendo essa situação, o ultradireitista e favorito nas pesquisas, Javier Milei, fica em segundo lugar
Por Misto Brasil – DF
O economias e peronista Sergio Massa surpreendeu nas eleições deste domingo (22) para a presidência da Argentina. Pela contagem até agora realizada, ele está com 36,11% dos votos sobre Javier Milei, que obtém 30,35%. Contagem parcial de votos às 21h28 (horário local).
Com 81,89% das mesas apuradas, o peronistasegue na frente. O ultra direitista Javier Milei, considerado favorito nas pesquisas, fica em segundo lugar. A conservadora Patricia Bullrich está em terceiro.
A se confirmar essa posição entre os candidatos, o segundo turno vai acontecer no dia 19 de nobembro. A posse do presidente eleito está marcada para o dia 10 de dezembro.
Leia – quem são dos dois candidatos que irão disputar o segundo turno
Cerca de 25,9 milhões de pessoas – 74% do registo eleitoral -, foram às urnas para eleger o sucessor de Alberto Fernández depois de uma campanha marcada pela crise econômica e pela ascensão da extrema direita.
A participação eleitoral caiu sete pontos em relação às eleições presidenciais de 2019. Os argentinos escolheram num cenário inédito na política argentina em que os candidatos com mais possibilidades são o ultra Javier Milei, o peronista e atual ministro da Economia , Sergio Massa , e a conservadora Patrícia Bullrich .
Os argentinos também elegem neste domingo representantes, senadores e parlamentares do Mercosul. As províncias de Buenos Aires, Entre Ríos e Catamarca decidirão seu governador e a cidade de Buenos Aires, seu chefe de Governo. As urnas fecharam às seis da tarde em Buenos Aires.