Os 32 repatriados aguardavam há mais de um mês para deixar a região do conflito entre Israel e Hamas
Por Carolina Pimentel – DF
Os brasileiros e parentes repatriados da Faixa de Gaza já estão em Brasília. O avião VC-2 trazendo os 32 resgatados pousou às 23h24 na Base Aérea. O presidente Lula da Silva recebeu o grupo nesse retorno ao Brasil.
Entre eles, havia uma mulher e três crianças que moram em Arniqueiras, no Distrito Federal. Eles foram visitar parentes e o pai ficou em Brasília. Dentro de alguns dias, 24 pessoas seguem para São Paulo, onde serão realocados.
Os repatriados aguardavam há mais de um mês para deixar a região do conflito entre Israel e Hamas. “Agradecemos muito do fundo do coração a todos que ajudaram a gente a chegar aqui. Não estou acreditando ainda que estou aqui, que estou viva”, disse a jovem Shahed Al-Banna, de 18 anos.
O grupo ficará hospedado por, pelo menos, dois dias no Hotel de Trânsito de Oficiais, na Base Aérea. Eles receberão apoio psicológico, cuidados médicos e imunização.
O Governo Federal, por meio da Força Aérea Brasileira, cumpriu com sucesso mais uma etapa da Operação Voltando em Paz.
A aeronave VC-2 da Força Aérea Brasileira (FAB 2590, cedida pela Presidência da República) pousou hoje (13/11) na Base Aérea de… pic.twitter.com/Tb6a5mdLM6
— Força Aérea Brasileira ???????? (@fab_oficial) November 14, 2023
Depois desse período, o grupo vai se dividir Brasil afora. 24 pessoas irão para São Paulo, sendo que 12 ficarão na casa de parentes e outros 12 em um abrigo especializado em acolhimento de refugiados no interior do estado. Quatro ficarão em Brasília, dois seguirão para Florianópolis (SC), um irá para Cuiabá (MT) e outro para Novo Hamburgo (RS).
O presidente Lula da Silva recebeu, na madrugada desta terça-feira (14), o grupo de 32 brasileiros e palestinos parentes de brasileiros resgatados da Faixa de Gaza. O presidente afirmou que o país continuará tentando buscar todos os que quiserem sair da região do conflito e voltar para o Brasil ou, no caso de estrangeiros, acompanhar os parentes brasileiros.
“A gente vai tentar fazer todo o esforço que estiver ao alcance da diplomacia brasileira para tentar trazer todos os brasileiros que lá estão e que queiram vir para o Brasil. Inclusive, alguns companheiros que tinham parentes não brasileiros eu pedi para trazer e a gente trataria de legalizar as pessoas aqui no Brasil”, disse o presidente.
“Tem mais gente na Cisjordânia e na Faixa de Gaza. Enquanto tiver lista e possibilidade da gente tirar uma pessoa, mesmo que seja uma só, a gente estará à disposição para mandar buscar as pessoas. Não vamos deixar nenhum brasileiro ficar lá por falta de cuidado do governo”, acrescentou Lula.