Ponto facultativo fecha repartições públicas na segunda-feira no DF

Palácio do Buriti sede do GDF Misto Brasília
O Palácio do Buriti é a sede do governo do Distrito Federal/Arquivo/Divulgação
Compartilhe:

Somente atividades essenciais estarão funcionando. A data é comemorativa à Consciência Negra e Dia Nacional de Zumbi

Por Misto Brasil – DF

Na próxima segunda-feira (20) as repartições públicas e as escolas da rede pública do Distrito Federal estarão fechadas.

Foi confirmado o ponto facultativo que mantém apenas as atividades essenciais no serviço público, como saúde e segurança e os órgãos fiscalizadores de impostos. O ponto facultativa é por conta do Dia da Consciência Negra.

O decreto foi publicado na edição extra do Diário Oficial do DF nesta sexta-feira (17). Em janeiro, um decreto distrital já previa o ponto facultativo de segunda-feira. Veja logo abaixo o decreto de ontem.

De acordo com o documento assinado pelo govermnador Ibaneis Rocha (MDB), “as unidades responsáveis por atendimentos essenciais aos cidadãos deverão manter escalas de modo a garantir a prestação ininterrupta dos serviços”.

De acordo com o site Brasil Escola, o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, foi instituído oficialmente pela Lei nº 12.519, de 10 de novembro de 2011. A data faz referência à morte de Zumbi, o então líder do Quilombo dos Palmares – situado entre os estados de Alagoas e Pernambuco, na Região Nordeste do Brasil.

Zumbi foi morto em 1695, na referida data, por bandeirantes liderados por Domingos Jorge Velho. Atualmente existe uma série de estudos que procuram reconstituir a biografia desse importante personagem da resistência à escravidão no Brasil.”

Decreto publicado na edição extra do Diário Oficial do DF

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

Assuntos Relacionados

DF e Entorno

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas