Se a esquerda não gostou do resultado, a direita brasileira festejou. Bolsonaro disse que a esperança voltou a brilhar
Por Misto Brasil – DF
O presidente do Brasil, Lula da Silva (PT), mencionou há pouco as eleições de segundo turno na Argentina. Parabenizou os eleitores e as instituições eleitorais argentinas, mas não citou o presidente eleito Javir Milei. Atualizado às 22h02
Lula da Silva torcia pela vitória de Sergio Massa. Marqueteiros ligados ao Partido dos Trabalhadores chegaram a ir a Buenos Aires auxiliar na campanha eleitoral do candidato peronista.
Leia – Massa admite derrota e Milei é o presidente eleito da Argentina
Leia – partidos firmam acordo para convivência democrática
O presidente escreveu na rede social X (antigo Twitter), que “a democracia é a voz do povo, e ela deve ser sempre respeitada. Meus parabéns às instituições argentinas pela condução do processo eleitoral e ao povo argentino que participou da jornada eleitoral de forma ordeira e pacífica”.
E emendou: “Desejo boa sorte e êxito ao novo governo. A Argentina é um grande país e merece todo o nosso respeito. O Brasil sempre estará à disposição para trabalhar junto com nossos irmãos argentinos”.
Se a esquerda não gostou do resultado, a direita brasileira festejou a vitória de Javier Milei, que prometeu na campanha eleitoral romper os laços diplomáticos com o Brasil.
A maior liderança da diretira, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), também deu os “parabéns ao povo argentino pela vitória com Milei”.
“A esperança volta a brilhar na América do Sul. – Que esses bons ventos alcancem os Estados Unidos e o Brasil para que a honestidade, o progresso e a liberdade voltem para todos nós”.
Partidários bolsonaristas, como o próprio filho do ex-presidfente, deputado Eduardo Bolsonaro foram à capital argentina para ajudar Miliei. Muitos deputados do PL usarem verba da Câmara dos Deputados para custear a viagem de interesse político-partidário.