A ameaça acontece um dia depois da Coreia do Sul suspender parcialmente um acordo militar de 2018
Por Misto Brasil – DF
Um dia depois de a Coreia do Sul suspender parcialmente um acordo militar de 2018 com a Coreia do Norte em resposta ao lançamento de um satélite espião pelo regime de Pyongyang, o Norte ameaçou nesta quinta-feira (23) com o uso de “novos equipamentos militares” e tropas mais “poderosas” na fronteira.
Em declarações reproduzidas pela agência estatal norte-coreana de notícias KCNA, o ministro da defesa do país prometeu restaurar todas as medidas militares que vigoravam antes do acordo.
“Vamos desfazer todos os passos militares adotados para evitar tensões militares e conflitos em todas as esferas, incluindo por terra, mar e ar, e usar forças armadas mais poderosas e equipamentos militares de novo tipo na região ao longo da linha de demarcação militar.”
O anúncio veio horas depois de o Norte disparar um míssil balístico em direção ao mar, na quarta. O Sul afirma que o disparo parece ter falhado.
O lançamento do satélite norte-coreano, dois dias antes, foi a terceira tentativa do país de assegurar uma vantagem militar no espaço após dois fracassos em maio e agosto, e veio na esteira de uma viagem incomum do ditador Kim Jong Un à Rússia em setembro.





















