Sete das oito passagens de fronteira já estão fechadas, restando apenas a Raja-Jooseppi, no nordeste, que agora também serão bloqueadas
Por Misto Brasil – DF
A partir desta quinta-feira (30), o governo da Finlândia fechará totalmente sua fronteira terrestre com a Rússia para evitar que refugiados de outros países continuem chegando através do território russo. A medida está prevista para ficar em vigor até 13 de dezembro.
Sete das oito passagens de fronteira já estão fechadas, restando apenas a Raja-Jooseppi, no nordeste, que agora também serão bloqueadas.
O primeiro-ministro finlandês, Petteri Orpo, disse que a medida é “necessária e proporcional”. “São atividades de interferência russa e isso é algo que não aceitamos”, destacou.
Desta forma, não será mais possível pedir refúgio na fronteira terrestre da Finlândia com a Rússia, a mais longa da União Europeia (UE), com 1.340 milhas. A partir de quinta-feira, isso só poderá ser feito em portos e aeroportos internacionais do país nórdico.
O governo finlandês fechou quatro fronteiras em 18 de novembro e outras três uma semana depois .
Helsínquia acusa Moscou de enviar especificamente à fronteira com a Finlândia cidadãos de países da África e do Oriente Médio, como Iraque, Síria, Iêmen, Turquia e Somália, aos quais permite a passagem sem os documentos necessários.
Para o presidente finlandês, Sauli Niinistö, o influxo de migrantes é uma vingança do Kremlin pela adesão da Finlândia à Otan. Moscou nega e afirma que as passagens de fronteira estão sendo usadas apenas por pessoas autorizadas.