Ícone do site Misto Brasil

Posse de Milei será neste domingo. Veja detalhes e os convidados

Argwntina primárias Javier Milei Misto Brasília

Javier Milei é o novo presidente da Argentinos nos próximos quatro anos/Arquivo/Reprodução vídeo

Compartilhe:

Javier Milei assumirá, aos 53 anos, a presidência da Argentina numa cerimônia com vários chefes de Estado e convidados

Por Misto Brasil – DF

Pelo menos 30 parlamentares brasileiros irão participar da solenidade de posse do futuro presidente argentino Javier Milei neste domingo (10). Grande parte já está em Buenos Aires. O presidente brasileiro Lula da Silva não estará presente. Veja logo na retranca abaixo quem estará presente.

Em contrapartida, o ex-presidente Jair Bolsonaro está na Argentina desde quinta-feira. Ontem (08) e se encontrou com Milei por meia hora. Nos dias anteriores, decidiu dar um passeio pela rua central Florida. “Ele quer fazer um teste de popularidade“, disse seu filho, Eduardo Bolsonaro, registrou o jornal Clarin.

Javier Milei assumirá, aos 53 anos, a Presidência da Nação numa cerimônia que terá início a meio da manhã com a sua apresentação perante a Assembleia Legislativa no Congresso Nacional e depois de proferir um discurso aos cidadãos na Plaza de los Dos Congressos, viajará até a Casa Rosada, com caravana e escolta de honra.

Leia – Quem é Javier Milei, o novo presidente da Argentina

Milei, economista e fundador do partido La Libertad Avanza, será o décimo argentino a ocupar a Presidência desde o retorno da democracia, se forem contabilizados os mandatos de Adolfo Rodríguez Saá e Eduardo Duhalde após a crise de 2001, informou o site do La Prensa.

Numa região onde abundam os turistas, muitos deles brasileiros, a chegada do ex-presidente Bolsonaro gerou uma grande surpresa. Muitos sacaram o celular para registrar o momento em vídeo, enquanto outros se revezaram para tirar uma selfie com o ex-chefe de Estado.

Entre os destaques dos convidados está o presidente da Ucrânia, Vladimir Zelenski. Será a primeira vez que o ucraniano viaja para a América do Sul. Sua presença é um sinal de apoio a Milei, que já disse que tem diferenças políticas com a Rússia.

Em mensagem gravada na manhã da sexta-feira festiva, no Pátio de Las Palmeras da Casa Rosada, 48 horas antes de deixar o poder, Alberto Fernández fez um balanço dos seus quatro anos de mandato.

Na sua mensagem de 32 minutos, o chefe de Estado cessante – que optou pela discrição desde o fecho das listas até à derrota na segunda volta – intercalou a autocrítica sobre a situação social com supostas conquistas da sua administração como o crescimento da atividade económica., emprego e renegociação de dívidas.

Referiu-se duas vezes a Cristina Kirchner, mas não se referiu aos conflitos internos que os dividiram durante a administração e que mencionou na sua incursão mediática nas últimas semanas.

Operação especial de segurança inclui drones e bloquedores de drones

Uma operação especial de segurança no espaço aéreo com aviões de combate, bloqueadores de drones e radares foi implementada pelo Comando Operacional das Forças Armadas para acompanhar a cerimônia de posse do novo presidente, Javier Milei, no domingo.

A informação foi hoje noticiada pelo Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, referindo que o Comando Operacional das Forças Armadas implementou, através do Comando Conjunto Aeroespacial, “uma Zona de Identificação Aérea para proporcionar segurança ao espaço aéreo durante a cerimónia de inauguração do novo presidente eleito”.

Para o efeito, foi ordenada a preparação de um caça interceptador com aeronaves A4-AR e IA-63 Pampa, sistemas inibidores de drones e radares de vigilância aeroespacial, acrescentou o Estado-Maior em comunicado.

Da mesma forma, indicou que esta operação conjunta é realizada em tempo real a partir do Centro de Operações Aeroespaciais Merlo, localizado na cidade homônima da Grande Buenos Aires.

Veja quem estará presente na cerimônia de posse

O rei de Espanha, vários líderes da Europa e da região participarão no domingo na cerimónia de posse do novo presidente, Javier Milei, no Congresso Nacional e depois na tomada de posse dos ministros na Casa Rosada, informaram fontes da futura gestão governamental.

Além do monarca espanhol, Felipe VI, que segundo porta-vozes oficiais seria recebido neste sábado (09) pelo presidente Alberto Fernández, o primeiro-ministro da Hungria, Viktor Orbán, confirmou sua viagem à Argentina; os líderes do Uruguai, Luis Lacalle Pou; do Paraguai, Santiago Peña; e da Bolívia, Luis Arce Catacora.

Também estarão na cerimônia de posse os presidentes da Armênia, Vahagn Kachaturyan, e do Chile, Gabriel Boric, que serão acompanhados por uma delegação composta pelo chanceler, Alberto van Klaveren, pelo ministro secretário-geral da Presidência, Álvaro Elizalde , e a ministra da Mulher e Igualdade de Gênero, Antonia Orellana.

A presença do presidente da Ucrânia, Volodimir Zelensky, não está confirmada, uma vez que, segundo fontes diplomáticas, no estado de guerra que vive o seu país devido à invasão russa, os movimentos do presidente não são anunciados antecipadamente por segurança. motivos.

Sair da versão mobile