Mina 18 da Brasken rompe dentro da Lagoa Mundaú em Maceió

Maceió rompimento da mina 18 Misto Brasil
Câmara registra o momento do rompimento da mina 18/Reprodu;ção vídeo/Prefeitura

A mina e todo o seu entorno estão desocupados desde o primeiro aviso de risco de colapso na região do bairro Mutange

Por Misto Brasil – DF

O que estava previsto acabou acontecendo no início desta tarde deste domingo (10), na mina 18 da Brasken. O rompimento pode ser percebido dentro da Lagoa Mundaú, no bairro do Mutange.

De acordo com o coordenador da Defesa Civil Municipal, os técnicos estão avaliando os danos ambientais causados pelo rompimento de parte da mina.

Leia – afundamento de mina em Maceió é maior neste sábado

“Podemos dizer que houve um tremor pequeno, mas isso foi antes do rompimento. Agora vamos continuar monitorando a área e avaliar os danos ambientais. Reforçar também para as pessoas ficarem longe do local”, diz a nota da instituição.

Em outro vídeo divulgado pela prefeitura de Maceió é possível ver a proximidade do rompimento de parte da mina da margem da lagoa.

Em 24 horas, a superfície da mina cedeu 12,5 cm. Apesar disso, o boletim divulgado mais cedo apontou para uma nova desaceleração no ritmo da movimentação do solo, com a velocidade indo de 0,54 cm/h para 0,52 cm/h, degundo informou a mídia local.

A mina e todo o seu entorno estão desocupados desde o primeiro aviso de risco de colapso na região, divulgado no dia 29 de novembro. Ao g1, o coordenador da Defesa Civil de Maceió, Abelardo Nobre, descartou o risco de novos rompimentos na área.

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

Assuntos Relacionados


Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas