As principais características são dias mais longos do ano, temperaturas mais altas, aumento da umidade e chuvas constantes
Por Edgard Matsuki – DF
A penúltima semana “completa” de 2023 tem um evento muito esperado por quem gosta da estação que remete ao calor e às férias. Na sexta-feira (22), às 0h27, ocorre o chamado Solstício de Verão no Hemisfério Sul (no Hemisfério Norte é o Solstício de Inverno).
O solstício de Verão é o período em que o Hemisfério Sul está inclinado cerca de 23,5º na direção do Sol.
Leia – previsão de chuva nesta semana e também no Natal
A data vai além do fato de marcar a mudança de estação e de ser o dia mais longo do ano na parte sul do mundo. Para algumas sociedades e religiões, o Solstício é marcado por simbolismos e significados. O Verão no Brasil termina no dia 20 de março de 2024.
O Calendarr Brasil ensina que Verão é a estação do ano que ocorre depois da Primavera e antes do outono. Suas principais características são dias mais longos do ano, temperaturas mais altas, aumento da umidade e chuvas constantes.
No Brasil, a estação do Verão é caracterizada por apresentar dias mais longos do que as noites, clima quente e chuvas constantes. As chuvas decorrem da evaporação rápida das águas pelo calor do Sol.
O fim do verão também é marcado por um fenômeno astronômico: o equinócio, período quando o Sol incide com maior intensidade nas regiões próximas à linha do Equador.
No Brasil, e em todo o Hemisfério Sul, o equinócio de outono acontece todos os anos entre os dias 20 ou 21 de março, quando inicia o Outono.
Para além do início do verão, a semana também é recheada de datas especiais para alguns grupos segmentados. Em 18 de dezembro, é o Dia Internacional dos Migrantes, uma comemoração estabelecida pela Resolução 55/93 da ONU em 4 de dezembro de 2000.