A maioria das compras aconteceu pelo cartão de crédito. A troca de produtos começa a partir desta terça-feira
Por Misto Brasil – DF
O comércio do Distrito Federal comemora os resultados das vendas deste Natal. A primeira estimativa é que houve um crescimento de pouco mais de 23% se comparado com o ano passado.
A maior parte das vendas, de acordo com o Sindicato do Comércio Varejista, foi nas lojas físicas. Cerca de 76% das compras foram nas unidades físicas, porque o consumidor optou por ver o produto.
A maior parte das vendas aconteceu pelo cartão de crédito. Esta modalidade de compra registoru 68% das vendas, segundo o levantamento preliminar do Sindvarejista.
As vendas foram impulsionadas especialmente pelo pagamento do 13o. salário, que injetou no mercado do Distrito Federal R$ 267,7 bilhões em todo o país. O cálculo foi apresentado pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).
No Distrito Federal, expectativa é que o comércio movimentou cerca de R$ 830 milhões.
A partir desta terça-feira (26) as pessoas podem trocar as mercadorias e os presentes de Natal. Uma das primeiras condições é que apresentem a nota fiscal e a etiqueta do produto.
O Código de Defesa do Consumidor tem artigos específicos (18, 26 e 49) que tratam do assunto. O consumidor deve verificar a política de troca da empresa. Isso ajuda muito na hora de uma negociação de troca, por mais simples que seja, e pode evitar dores de cabeça.