Os ataques aéreos estão sendo realizados pelos Estados unidos e Reino Unido contra o movimento houthi, no Iêmen
Por Misto Brasil – DF
Nesta sexta-feira (12), o Ministério das Relações Exteriores da Arábia Saudita solicitou moderação e a prevenção de uma escalada na região do Mar Vermelho, diante dos ataques aéreos realizados pelos Estados Unidos e Reino Unido contra posições do movimento houthi, no Iêmen.
“O Reino da Arábia Saudita acompanha com grande preocupação as operações militares na área do Mar Vermelho e os ataques aéreos que atingiram vários alvos na República do Iêmen”, declarou o ministério em um comunicado.
“O reino destaca a importância de manter a segurança e a estabilidade no Mar Vermelho, uma área marítima onde a liberdade de navegação é uma exigência internacional no interesse de todo o mundo. Apela à moderação e à prevenção da escalada, à luz dos desenvolvimentos que ocorrem na região”, completou a nota.
Os Estados Unidos e o Reino Unido realizaram 23 ataques aéreos contra posições houthis em quatro províncias do Iêmen, incluindo Sanaa e Al Hudaydah, para impedir a capacidade do grupo de atacar navios comerciais no Mar Vermelho. Os houthis ameaçaram que o Reino Unido e os EUA pagariam um “preço elevado” por esse ataque massivo.
A Rússia solicitou nesta quinta-feira (11) uma reunião de emergência no Conselho de Segurança da ONU (CSNU) sobre os ataques dos EUA e Reino Unido no Iêmen para esta sexta-feira (12).