Muitas vezes os túneis têm larguras que permitem até a passagem de um carro e usadas para ataques surpresa contra o Exército de Israel
Por Misto Brasil – DF
Um dos principais instrumentos de resistência do Hamas no conflito contra as Forças de Defesa de Israel (FDI) na Faixa de Gaza, os túneis que percorrem todo o território palestino podem ter uma extensão muito maior do que se pensava.
É o que autoridades israelenses revelaram ao New York Times nesta terça-feira (16).
Leia – líder do Hamas é considerado terrorista pela União Europeia
Muitas vezes com larguras que permitem até a passagem de um carro e usadas para ataques surpresa contra o Exército de Israel, as estruturas devem levar anos para serem destruídas completamente, informou a publicação norte-americana.
Underneath the city of????Khan Yunis, IDF troops exposed an underground tunnel confirmed to have held Israeli hostages.
The tunnel was connected to an extensive network beneath a civilian area. Millions of shekels are estimated to have been invested in excavating the tunnel and… pic.twitter.com/MsnbrCsn7w
— Israel Defense Forces (@IDF) January 11, 2024
Há ainda túneis que ultrapassam quatro quilômetros de extensão ao longo do enclave.
“As forças militares israelenses agora acreditam que há muitos mais túneis sob Gaza… Atualmente, a rede abrange de 563 a 724 quilômetros“, disseram autoridades israelenses não identificadas ao veículo.
Nas proximidades da casa de um dos comandantes do Hamas, chegou a ser descoberto uma estrutura escondida a uma profundidade que corresponde a de um prédio de sete andares, acessada por uma escada em espiral.
Em dezembro, o porta-voz do Hamas no Líbano, Osama Hamdan, chegou a declarar durante uma coletiva de imprensa que os túneis foram planejados para resistirem até a tentativas de inundação, tática que chegou a ser cogitada por Israel.