Ícone do site Misto Brasil

Processos seletivos da fundação de saúde podem ser suspensos

Fepecs DF acerto corpo humano Misto Brasília

Detalhe do interior da Fepecs que também realiza seleção para projetos de pesquisa/Arquivo

A Fepecs e a Secretaria da Saúde devem ajustar a redação dos editais para incluir a reserva de 20% das vagas para pessoas com deficiência

Por Misto Brasil – DF

A Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (Fepecs) deverá suspender dois processos seletivos para residência médica que não respeitaram a legislação sobre reserva de 20% das vagas para pessoas com deficiência no edital.

Essa determinação partiu do juiz Lizandro Garcia Gomes Filho, do Tribunal de Justiça do Distrito Federal, na última sexta-feira (02) e divulgada ontem (06).

Segundo a exigência feita pela Promotoria de Justiça da Pessoa com Deficiência (Proped), a Fepecs e a Secretaria de Saúde (SES) devem ajustar a redação dos editais para incluir a mudança, e a reabrir o prazo para que os candidatos interessados possam se inscrever nas vagas reservadas. As entidades têm 10 dias para fazer as devidas correções no edital.

Segundo a ação da Proped, os editais 1 – RM-1/SES-DF/2024 e 1 – RP-1/SES-DF/2024 reservam apenas uma vaga para pessoas com deficiência em cursos que ofereçam entre 21 e 40 lugares, o que significa que não há nenhuma reserva para os programas que oferecem 20 vagas ou menos.

Essas regras desrespeitam a Convenção Internacional sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência, da qual o Brasil é parte, o Estatuto da Pessoa com Deficiência e as leis distritais nº 160/1991 e nº 4.949/2012.

Sair da versão mobile