O grupo terá representantes do Distrito Federal, de Goiás, da ANTT e do Ministério dos Transportes. O prazo é de seis meses
Por Misto Brasil – DF
Foi publicada nesta sexta-feira (16) a portaria assinada pelo ministro dos Transportes, Renan Calheiros Filho, que cria o Grupo de Trabalho para estudar soluções para o transporte semiurbano de passageiros do Entorno do Distrito Federal.
O grupo terá 12 integrantes, dos quais dois representantes do governo de Goiás e dois do governo do Distrito Federal.
Os demais representantes são da Secretaria Nacional de Transportes Rodoviário do Ministério dos Transportes e da Agência Nacional de Transportes Terrestres.
De acordo com a portaria, grupo será coordenado por um dos representantes da Secretaria Nacional de Transporte Rodoviário, conforme definido no ato de designação.
Nos próximos seis meses os indicados devem estudar soluções de gestão do sistema de transportes, acompanhar a política tarifária do setor de transportes semiurbano do Entorno e estudar a necessidade de revisão de modelo institucional.
O trabalho poderá ser prorrogado por mais três meses, a pedido do colegiado. As reuniões irão acontecer mensalmente.
De acordo com um estudo de 2021 da antiga Codeplan, no transporte semiurbano entre Distrito Federal e Goiás, operam 425 linhas, divididas em oito empresas de transporte. Os outros 10,15%, equivale a 48 linhas, fragmentadas em 16 empresas.
O principal motivo da viagem é estudo e trabalho. Na área Metropolitana de Brasília, do público que demanda o serviço, cerca de 50,49%, é do sexo feminino e 49,41% masculino.