Dengue responde por 70% das internações infantis no Entorno e DF

Saúde reunião Entorno do DF dengue Misto Brasil
Representantes da saúde pública do Entorno discutem soluções para a crise da dengue/Divulgação
Compartilhe:

A situação de gravidade provocada pela doença reuniu representantes da saúde pública da região para melhorar o atendimento aos pacientes

Por Misto Brasil – DF

A situação provocada pela transmissão da dengue beira a uma pandemia no Distrito Federal e no Entorno. Hospitais superlotados e milhares de casos deixaram a rede pública e a privada com excesso de pacientes.

A gravidade da saúde foi o tema de uma reunião nesta quinta-feira (22) no Hospital Regional de Santa Maria. Representantes da área pública da região Sul do Entorno debateram soluções para melhorar a alta demanda de pacientes.

Ficou decidido que haverá um esforço e maior comunicação entre as gestões municipais e do DF para melhor atender os pacientes com dengue. Novo encontro será realizado no dia 21 de março.

A Pediatria é uma das maiores preocupações dos gestores, pois a incidência de dengue em crianças tem sido bem maior.

O gerente de Emergência do hospital, Felipe Augusto Oliveira, informou que o pronto-socorro infantil da unidade está com 70% das internações por causa de dengue e na enfermaria, 90% é de crianças com dengue. Do total de atendimentos, 47% destes pacientes pediátricos são de municípios vizinhos de Goiás.

O problema é que às vezes o paciente é amarelo, poderia ter um atendimento somente ambulatorial de egressos, mas não conseguimos liberá-lo, porque moram longe e não irão conseguir voltar para serem avaliados. Por isso, precisamos fazer a contrarreferência destes pacientes para liberar leitos para casos até mais urgentes”, explica o médico.

Devido à quantidade de leitos disponíveis nos municípios goianos do Entorno Sul, a dificuldade é que só há disponibilidade maior na rede nos hospitais de Goiânia, Uruaçu, Formosa, Posse e Luziânia.

“Dependendo da gravidade do paciente, acabo tendo que leva-lo com vaga zero para os hospitais do Gama ou de Santa Maria, pois são mais próximos”, explica o coordenador de Atenção à Saúde da Secretaria da Saúde de Goiás, Raphael Henrique Barbosa.

“Temos o compromisso de realizar os treinamentos e matriciamentos da Pediatria para todos os profissionais que trabalham nos municípios vizinhos e que queiram participar, tendo em vista que somos a referência e porta de atendimento da Pediatria para toda a Região Sul do DF e a RIDE Sul”, explicou a superintendente do hospital, Eliane Abreu.

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

Assuntos Relacionados

DF e Entorno

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas