O Guará II é a primeira região administrativa que recebeu neste sábado as primeiras mudas do programa cultivadas pela Novacap
Por Misto Brasília – DF
O Programa Anual de Arborização de 2024 foi lançado neste sábado (24) no Distrito Federal. O ato aconteceu nas nas quadras QEs 38 a 52, do Grará II, com a presença do governador Ibaneis Rocha( MDB) e o objetivo é plantar 100 mil árvores.
São 2,5 milhões de mudas que a Novacap produz todos os anos e que são plantadas na capital, “então para nós é motivo de grande alegria”, garantiu o governador.
“Será a transformação da avenida Guará na avenida dos Ipês, acredito que será um dos pontos mais bonitos do DF. É um sonho realizado, já temos até um grupo organizando as pessoas para regar as plantinhas”, festejou a presidente da Associação de Moradores, Teresa Ferreira.
O presidente da Novacap, Fernando Leite, enfatizou que o plano anual de arborização elaborado pela companhia é um mapeamento para atender às cidades de acordo com suas necessidades.
“É uma jornada espetacular rumo aos 6 milhões de árvores plantadas“, disse o presidente da Novacap, Fernando Leite. Hoje, O Distrito Federal tem 5,5 milhões de árvores plantadas, quatro vezes a mais do que indica a Organização Mundial da Saúde.
Caberá aos técnicos da Novacap coletar dados com os gestores das administrações regionais e identificar as vias onde há áreas verdes para o plantio das mudas.
As mudas são cultivadas no Viveiro 2 da Novacap, no Setor de Oficinas Norte. São mais de 200 espécies, das quais cerca de 60% nativas do Cerrado. como ingá-mirim e do ingá-colar, ipês, do jatobá-da-mata e jatobá-do-cerrado.