É mais uma tentativa de impedir a aplicação das novas tarifas autorizadas pela ANTT que entram em vigor neste domingo
Por Misto Brasil – DF
O prefeito de Planaltina de Goiás, Cristiomário de Souza Medeiros (PL), disse que entrou com uma ação judicial para impedir o reajuste de 8,56% das passagens semiurbanas do Entorno do Distrito Federal. Os novos valores entram em vigor neste domingo (25).
Cristiomário não entrou em detalhes sobre essa ação, mas nas rede sociais garantiu que irá tentar impedir a aplicaçào do novo reajuste. “A ANTT não tem interesse em melhorar serviço no transporte”, criticou.
Leia – novo reajuste das passagens de ônibus do Entorno. Veja a nova tabela
Leia – Ministério cria grupo de trabalho para estudar o transporte do Entorno
Em 2922, o governo de Goiás também entrou com uma Ação Cível Originária, mas discutia a competência na época de um acordo entre o governo do Distrito Federal e a ANN para gerenciamento do sistema de transporte público na região. O Supremo Tribunal Federal suspendeu temporariamente o reajuste, mas depois os novos valores foram aplicados.
Em novembro do ano passado, foi aplicado um reajuste de 15%. Em março do mesmo ano já tinha sido foi autorizado 12% nas tarifas. No dia 28 de dezembro de 2023, a ANTT garantiu que não haveria um novo reajuste, que seria aplicado em fevereiro de 2024 na ordem de 10%.
A garantia da agência de transporte foi temporária, porque o reajuste aconteceu de fato, mas com um valor um pouco abaixo do previsto.
Com o reajuste deste domingo, valores que são superiores à inflação somada no período. Nas contas do prefeito de Planaltina de Goiás, o reajuste acumula 40% nos últimos dez anos, o que impacta no bolso do trabalhador.
Na sexta-feira (23), os senadores Leila Barros (PDT-DF) e Jorge Kajuru (PSB-GO ) pediram à ANTT que o reajuste fosse suspenso por 180 dias. Nesse período, o grupo de trabalho criado pelo Ministério dos Transportes poderá ter uma solução para o problema do transporte público do Entorno.