O presidente ucraniano discursou ao lado da presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, que prometeu apoio
Por Misto Brasil – DF
O presidente Volodimir Zelenski afirmou neste sábado (24), dia em que a guerra travada pela Ucrânia completa dois anos, que seu país vencerá os invasores russos, apesar dos avanços recentes das tropas de Moscou e da redução do apoio ocidental.
“Nós estamos lutando por isto durante 730 dias de nossas vidas. E nós venceremos, no melhor dia das nossas vidas”, afirmou Zelenski em um evento ao ar livre no aeroporto de Gostomel, perto de Kiev.
“Qualquer pessoa normal deseja que a guerra termine. Mas ninguém permitirá o fim da Ucrânia“, declarou o líder ucraniano, antes de enfatizar que a disputa deve terminar nos “termos” da Ucrânia e com uma paz “justa”.
O presidente ucraniano discursou ao lado da presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, que afirmou que a UE continua firme em seu apoio a Kiev.
“Hoje estamos aqui para dizer que a Europa estará ao seu lado pelo tempo que for necessário, com mais apoio financeiro, mais munição, mais treinamento para suas tropas, mais defesas aéreas e mais investimentos no setor de defesa na Europa e na Ucrânia”, anunciou Von der Leyen.
“Vocês salvaram seu país. Vocês salvaram toda a Europa. E hoje estamos aqui, procedentes de toda a Europa e do mundo, para prestar homenagem à sua valentia. Em terra, vocês expulsaram a Rússia da metade dos territórios que ela havia capturado.
“No mar, vocês expulsaram a frota russa e reabriram um corredor marítimo para o mundo. E no ar, suas defesas se tornaram incrivelmente eficazes. Vocês estão protegendo seu povo dos mísseis e drones russos. E, somente na última semana, vocês derrubaram sete caças russos”, enfatizou Von der Leyen.
I addressed the leaders of the G7, the world's largest democracies.
I thanked them for the past two years. The terrible day of February 24th, and all of the horror brought on by Russia, did not deprive Ukraine of a normal future.
Everyone should remember that imperial… pic.twitter.com/MYS44sNIjl
— Volodymyr Zelenskyy / Володимир Зеленський (@ZelenskyyUa) February 24, 2024