O ataque foi feito na rede elétrica que abastece a montadora que fica na cidade de Grünheide, que fica próximo a Berlim
Por Misto Brasil – DF
A fábrica da Tesla na cidade de Grünheide, na Alemanha, próxima a Berlim, foi evacuada nesta terça-feira (03) após um incêndio em uma torre de eletricidade ter interrompido o fornecido de energia às instalações e aos moradores da região.
A brigada de incêndio foi chamada por volta das 5h15 locais para combater o fogo, e um presidente da polícia também foi acionado.
Um grupo de esquerda chamado Vulkangruppe (Grupo Vulcão), classificado como extremista pelas autoridades, afirmou ter realizado o ataque à rede elétrica que abastece a montadora.
A polícia investiga a suspeita de que o incêndio na torre de eletricidade tenha sido criminoso.
“Sabotamos a Tesla hoje”, disse uma mensagem assinada pelo grupo enviada ao jornal Tagesspiegel , especificando um “ataque ao fornecimento de eletricidade”.
“Juntos, colocamos a Tesla de joelhos. Saudações a todos que estão em fuga, no obstáculo das prisões e na resistência! Amor e força a todos os antif@s!.”
O bilionário Elon Musk, dono da Tesla, postou na rede social X, da qual também é proprietário, que “esses são os ecoterroristas mais idiotas da Terra ou são fantoches daqueles que não têm boas metas ambientais. Interromper a produção de veículos elétricos, em vez que veículos movidos a combustível fóssil, é extremamente idiota.”
A instalação da Tesla em Grünheide é a única fábrica da empresa na Europa. A Tesla afirmou que a produção no local levaria alguns dias para ser normalizada, com prejuízo de centenas de milhões de euros. Andre Thierig, que gerencia a fábrica na Alemanha, falou em um prejuízo de “nove dígitos”.
Heute morgen haben Aktivist*innen veröffentlicht:
Hier in #Grünheide wird @Tesla sich nicht ausbreiten, denn dieser Wald ist besetzt! Drei Baumhäuser, Platformen und zahlreiche Menschen blockieren die Rodung dieses etwa 100 ha großen Waldes. pic.twitter.com/Mx79Z5YEtZ— Ende Gelände (@Ende__Gelaende) February 29, 2024