A apresentação começa a partir de quinta-feira. A tecnologia atende a uma demanda crescente por construções sustentáveis
Por Misto Brasil – DF
Na quinta-feira (21), às 19 horas, será apresentado o showroom de casas e construções à base de contêineres. O local escolhido é a Mandão Cristal (Setor de Mansões de Taguatinga).
Serão apresentados pela empresa Mamila Boxtrês novos projetos em contêiner, que ficarão disponíveis para visitação pública. A tecnologia vem atender uma demanda que cresce por construções mais sustentáveis.
“Estamos numa fase em que é grande a procura por este tipo de construção. É um modelo que já se encontra mais desenvolvido no estrangeiro, contudo caminhamos a passos largos para nos equipararmos aos valores lá de fora”, disse o CEO da empresa, José Rubens.
A casa contêiner é um método construtivo que utiliza caixas de metal rígidas e altamente resistentes, geralmente de grandes dimensões, destinadas ao acondicionamento e transporte de carga em navios, trens ou carretas.
Apesar da habitação ser o grande novo foco, segundo a empresa, os usos de contêineres na construção passam por outras utilidades como lojas comerciais, escritórios, salas e até brinquedotecas, que estarão expostos no dia do evento.
O uso decontêiner pode reduzir o custo da construção em 50%. Uma casa convencional com tamanho médio de 60 metros quadrados, leva em média de seis a 12 meses para ser construída. A mesma casa com o uso desse material, pode ser finalizada entre dois e três meses, calcula José Rubens.
A casa de 60 metros quadrados de alvenaria custa em média R$ 128 mil, enquanto que a mesma casa em contêiner custa em média R$ 98 mil.
“As casas de contêiner são revestidas por dentro com manta de lã de rocha. Fica com uma temperatura ideal e uma acústica perfeita, impedindo a entrada de sons incômodos para dentro do ambiente. Além disso, essas casas são extremamente seguras e o material foi feito para durar 100 anos e ainda ter as mesmas garantias legais que a construção convencional que por lei são cinco anos “.