O estudo mostrou que as memórias de infância têm um papel substancial nas tradições e comportamentos culturais dos brasileiros
Por Misto Brasil – DF
A maioria das pessoas (82%) vai comemorar a Páscoa em almoço com a família, segundo uma pesquisa realizado pelo Instituto Locomotiva e o QuestionPro.
Apenas 25% costumam ir a eventos religiosos e 21% trocar ovos de chocolate ou presentes na ocasião.
Para 88% dos entrevistados, a Páscoa é um momento para se passar com a família. Os dados ainda revelam que 75% dos brasileiros que planejam presentear alguém optando por ovos de Páscoa.
O estudo mostrou que as memórias de infância têm um papel substancial nas tradições e comportamentos culturais dos brasileiros. A grande parte dos brasileiros (67%) recebeu ovos de Páscoa durante a infância, indicando que para a maioria, a experiência da Páscoa está intrinsecamente ligada a lembranças afetivas de celebrações em família.
Há uma variação desta tradição entre as classes sociais, enquanto 76% dos indivíduos de classes mais altas (classe AB) relataram ter recebido ovos de Páscoa na infância, este número cai para 57% entre os de menor poder aquisitivo (classe DE), evidenciando uma discrepância marcada pela renda familiar.
Os consumidores exploram uma variedade de opções: 35% têm a intenção de comprar bombons e 34% barras de chocolate, com 21% mostrando preferência por chocolates artesanais e trufas.
Presentes temáticos como coelhos de pelúcia e livros relacionados à Páscoa são considerados por 9% dos entrevistados, enquanto artigos de decoração são escolhidos por 5%.
Esses números são o resultado de respostas múltiplas, permitindo que os entrevistados expressassem todas as suas preferências de presentes, não se limitando a uma única escolha.