Nota do Ministério das Relações Exteriores diz que a ação “constitui clara violação à Convenção Americana”
Por Daniela Almeida – DF
O governo do Brasil condenou, neste sábado (06), o ingresso de forças policiais do Equador na Embaixada do México, na capital equatoriana, Quito, na noite desta sexta-feira (05) e ainda manifestou solidariedade ao governo mexicano.
Leia – México rompe relações com o Equador
“A ação constitui clara violação à Convenção Americana sobre Asilo Diplomático e à Convenção de Viena sobre Relações Diplomáticas”, diz a nota à imprensa divulgada pelo Ministério das Relações Exteriores (MRE) do Brasil para afirmar que locais de missões diplomáticas são invioláveis
“A medida levada a cabo pelo governo equatoriano constitui grave precedente, cabendo ser objeto de enérgico repúdio, qualquer que seja a justificativa para sua realização”.
Pela rede social X (antigo Twitter), o presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, declarou imediata suspensão das relações diplomáticas entre os governos do México e Equador.
A conta oficial do governo do Equador na mesma rede X postou uma nota pública na manhã deste sábado (06) com o título “Defendemos a soberania nacional, impunidade zero.”
O comunicado explicou que o ex-presidente Jorge Glas Espinel foi condenado à prisão pela Justiça equatoriana e que não pode ser considerado um perseguido político.