Elon Musk é investigado tendo como pano de fundo o Twitter Files Brasil

Elon Musk bilionário Misto Brasília
Elon Musk é um bilionário que decidiu comprar o Twitter/Arquivo/Divulgação
Compartilhe:

Ele é dono da rede social X (antigo Twitter), após o empresário ter feito ataques contra o ministro no final de semana

Por Misto Brasil – DF

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou no domingo (07) que a Polícia Federal (PF) abra um inquérito para investigar a conduta do bilionário Elon Musk.

Ele é dono da rede social X (antigo Twitter), após o empresário ter feito ataques contra o ministro no final de semana.

Moraes determinou que a PF investigue se Musk cometeu crimes de obstrução de Justiça, “inclusive em organização criminosa e incitação ao crime”.

O pano de fundo para as acusações de Musk contra Moraes é o chamado Twitter Files Brasil, uma série de e-mails divulgados na quarta-feira passada pelo jornalista americano Michael Shellenberger, na própria rede social.

Trocas de mensagens entre funcionários do antigo Twitter, em 2020 e 2022, reclamam de decisões da Justiça brasileira determinando exclusão de conteúdos em investigações sobre disseminação de fake news.

O ministro também incluiu Musk entre os investigados no inquérito das milícias digitais.

E determinou que o X não desobedeça ordens judiciais e estipulou multa diária de R$ 100 mil por perfil bloqueado pela Justiça que a plataforma reativar.

Além de determinar responsabilidade por desobediência dos responsáveis legais pela empresa no Brasil no caso de descumprimento.

Em sua decisão, Moraes afirma que a internet não é terra sem lei e que as plataformas têm responsabilidade sobre o que veiculam.

“A dignidade da pessoa humana, a proteção à vida de crianças e adolescentes e a manutenção do Estado democrático de direito estão acima dos interesses financeiros dos provedores de redes sociais e de serviços de mensageria privada”, escreve.

No sábado, o bilionário anunciou que estava retirando todas as restrições de contas no X determinadas pela Justiça brasileira. Mas, até o final do domingo, a ameaça não tinha sido cumprida.

Moraes afirma que Musk promove uma “campanha de desinformação” sobre a atuação do STF e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

Assuntos Relacionados

DF e Entorno

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas