Hoje é comemorado o Dia Mundial do Café, esse grão peculiar, que movimenta a economia do país desde os tempos antigos
Por Caroline Soares – SP
O café é a segunda bebida mais consumida no Brasil, segundo um estudo realizado pela plataforma CouponValido.com.br, com dados da Associação Internacional do Café (ICO) e do Dieese.
Quente ou gelado, com chocolate, chantilly, açúcar ou absolutamente sem nada, o café é a bebida democrática do país.
Neste domingo (14), é comemorado o Dia Mundial do Café, esse grão peculiar, que movimenta a economia do país desde os tempos antigos e ainda é tão presente no dia a dia dos brasileiros.
Em média, os brasileiros bebem de 3 a 4 xícaras por dia, o equivalente a beber cerca de 5,8 kg por ano. Ainda segundo o levantamento, o Brasil está entre os 15 países que mais consomem o grão, em 14º lugar.
Quando o assunto é produção de café, o Brasil está no topo do ranking mundial: cerca de 40% da produção mundial total vem da terra dos Tupiniquins. Minas Gerais, São Paulo e Paraná são os principais estados produtores.
Já existe a assimilação direta com o seu composto principal: a cafeína. Só para se ter uma ideia, uma xícara de café expresso contém de 90 a 200 mg de cafeína, enquanto a xícara do tradicional café coado tem entre 150 e 300 mg da substância.
Mesmo diante desses dados, o teor de cafeína não depende apenas do tipo de café. Na verdade, fatores externos como a quantidade de água utilizada, tempo de contato da água com o café e tipo de pó também influenciam nesse aspecto.
A cafeína é a substância mais consumida no mundo e atua como um poderoso estimulante do sistema nervoso central (SNC), melhorando o humor, o foco e o estado de alerta.
Além disso, devido ao seu efeito estimulante, é possível melhorar o desempenho físico durante os exercícios, aumentando a frequência cardíaca e a pressão sanguínea, contribuindo para que mais sangue rico em oxigênio e nutrientes cheguem mais rapidamente às células musculares.
E ainda, favorece o uso de gorduras como fonte de energia, economiza combustível (glicogênio) para os músculos, reduzindo a fadiga e auxiliando no desempenho.
Para os amantes de café e seus efeitos benéficos para o corpo, o mais incrível desse produto não é somente sua maneira mais conhecida de consumir, seja coado ou cápsulas através de máquinas de cafés, mas sua potencialidade por meio de diferenciados produtos encontrados no mercado atualmente.
A cafeína em cápsulas, por exemplo, é um suplemento alimentar obtido através da extração da cafeína dos alimentos, o que a torna mais concentrada, sendo, portanto, mais potentes do que a cafeína natural.
É absorvida rapidamente pelo organismo e fornece os efeitos estimulantes em poucos minutos após a ingestão, que podem durar até 8 horas.
Por esse mesmo motivo, o uso desse produto precisa estar associado a um acompanhamento médico e nutricional.
Lojas especializadas em produtos naturais e nutrição esportiva possuem alguns tipos de cafés diferenciados, produtos com cafeína concentrada ou sem cafeína que podem proporcionar efeitos semelhantes.
A Bio Mundo é uma dessas lojas. Ofecere um mix de produtos, incluindo diet, light, integrais, veganos, funcionais, sem glúten, sem lactose e suplementos vitamínicos e esportivos.
Somente o granel das unidades somam mais de 300 produtos, além da marca própria, onde seria possível encontrar as cápsulas de cafeína da BioWay, por exemplo.
Outros itens como os super cafés e cafés orgânicos também são encontrados em lojas Bio Mundo espalhadas pelo Brasil.
Os super cafés reúne múltiplos ativos em apenas uma fórmula, com o objetivo de turbinar a performance durante os treinos e as atividades diárias.
Já para os que não gostam de café, hoje já é possível encontrar refrescos funcionais em pó sem adição de açúcares, feitos a partir de extratos naturais de frutas, cafeína e outros ingredientes que ajudam a dar mais energia, concentração e disposição.