Mas várias autoridades disseram neste domingo (14) que haverá algum tipo de retaliação a curto ou médio prazo
Por Misto Brasil – DF
O governo de Israel ainda não tomou uma decisão sobre como responder a um ataque do Irã que viu ondas de mísseis e drones carregados de explosivos, a maioria dos quais foram interceptados, lançados em direção ao seu território, de acordo com uma autoridade israelita.
Mas várias autoridades disseram neste domingo (14) que haverá algum tipo de retaliação.
E isso não só tira totalmente das sombras o conflito de longa data entre Israel e o Irã, como corre o risco de desencadear uma escalada militar mais ampla e directa que poderá atrair os EUA e outros países.
Mesmo que o ataque do Irã não conduza a uma “escalada imediata, ele efetivamente traz o Médio Oriente para uma nova era”, disse Paul Salem, presidente e CEO do Middle East Institute, um think tank de Washington, ao USA Today.
A intensificação deste conflito ocorre depois de os líderes do Irã terem jurado vingança após um suposto ataque aéreo israelita à embaixada iraniana em Damasco, na Síria, que matou sete iranianos, incluindo um líder dos seus Guardas Revolucionários. Israel não admitiu a responsabilidade pelo ataque.
Após múltiplas ameaças do Irã e uma advertência do presidente dos EUA, Joe Biden, o Irã lançou no sábado uma barragem de armas contra Israel. Foi a primeira vez que o Irão atacou diretamente Israel.
Locais onde o Irã possivelmente financia terroristas