Mas importantes segmentos, como a indústria e a exportação, registraram retração de acordo com a pesquisa divulgada hoje
Por Misto Brasil – DF
A atividade econômica em fevereiro cresceu 0,8% na comparação com janeiro, de acordo com os dados do Monitor do PIB-FGV. Foram considerados os dado com ajuste sazonal.
Na comparação interanual a economia cresceu 3,5% em fevereiro. No trimestre móvel interanual findo em fevereiro o crescimento do PIB foi de 3,3% e na taxa acumulada em 12 meses até fevereiro, 3,0%.
“Apesar disso, importantes segmentos, como a indústria e a exportação, registraram retração nessa comparação, o que pode indicar perda de ritmo desses segmentos no início do ano”, observou a coordenadora da pesquisa, Juliana Trece.
O consumo das famílias cresceu 4,3% no trimestre móvel que terminou em fevereiro, com contribuição positiva de todas as categorias de consumo; padrão observado desde o trimestre móvel findo em novembro de 2023.
Destaca-se o aumento da contribuição do consumo de não duráveis e de duráveis para este resultado. O consumo de produtos não duráveis apresentou variações positivas disseminadas, sendo as de maior destaque os referentes ao consumo de produtos alimentícios, farmacêuticos e de perfumaria.
No caso de consumo de produtos duráveis, os equipamentos de informática e relacionados e de veículos explicam grande parte do aumento do segmento.